Localizada no extremo norte da ilha de Florianópolis, entre as praias da Lagoinha e da Cachoeira de Bom Jesus, a Praia de Ponta das Canas é um local de veraneio para muitos florianopolitanos e turistas.
Ponta das Canas passou por grandes mudanças na década de 1970, quando um intenso movimento imobiliário se desenvolveu e transformou a praia no polo turístico que é hoje. Até então, era uma pacata e afastada comunidade de pescadores e agricultores.
No início do século XX, a praia ficava completamente isolada das outras comunidades. Os moradores tinham que caminhar até a Cachoeira do Bom Jesus pela areia para, de lá, pegar ônibus para as demais localidades da ilha. As mercadorias chegavam por barco.
Águas calmas e faixa de areia clara e fina compõem a paisagem de Ponta das Canas, que tem cerca de 950 metros comprimento.
Suas águas são um atrativo para famílias com crianças e para quem gosta de se banhar com tranquilidade. A faixa de areia é extensa, permitindo que muitas pessoas encontrem um bom lugar para abrir o guarda-sol e relaxar.
Não há divisa natural entre a Praia de Ponta das Canas e a sua vizinha, Praia da Cachoeira do Bom Jesus. A fronteira é apenas uma convenção e, pela areia pode-se caminhar até a Praia de Canasvieiras sem barreiras. Ao norte, a Ponta da Lagoa marca o fim da praia.