O BOM DE FLORIPA: gastronomia

Come-se muito bem na capital catarinense. E o motivo é simples: Floripa tem o maior viveiro de frutos do mar do país.
Os pratos à base de frutos do mar são a principal atração gastronômica de Florianópolis, mas por ser uma cidade que recebe pessoas das mais variadas idades e culturas, com novos gostos e temperos na bagagem, a Ilha da Magia tem uma diversidade gastronômica impressionante.
Contudo, existem alguns pratos típicos da culinária de Floripa que não saem da mesa dos moradores e que são imperdíveis para quem visita a cidade. Saiba quais são.

  1. Pirão de peixe
    O pirão de peixe é o resultado dos dois produtos que os manezinhos da ilha mais produzem tradicionalmente: farinha de mandioca e peixe. O prato é preparado com caldo de peixe, temperos e farinha de mandioca escaldada.
  2. Tainha frita, recheada ou assada
    A pesca da tainha é sazonal. Por isso, não é sempre que esse prato está disponível nos restaurantes.
  3. Pastel de berbigão
    O berbigão é um molusco típico da região litorânea de Santa Catarina. E o pastel com recheio de berbigão é uma das iguarias mais procuradas de Florianópolis, geralmente pedido como entrada da refeição principal ou como lanche da tarde.
  4. Filé de peixe ao molho de camarão
    Os frutos do mar imperam na culinária da ilha, e esse prato, que pode ser consumido nos restaurantes à beira-mar, junta dois grandes sucessos: filé de peixe-frito e molho vermelho com camarão.
  5. Ostras
    Quando quiser comer ostras, vá até o charmoso bairro Santo Antônio de Lisboa. Lá, além de um dos maiores produtores de moluscos do país, há vários restaurantes especializados nesse prato. Floripa é considerada a capital nacional da ostra, com mais de 3 milhões de dúzias produzidas anualmente.
  6. Anchova grelhada e escalada
    Um dos pratos mais requisitados da gastronomia de Florianópolis é a Anchova escalada (aberta e sem espinha) e grelhada. Às vezes, com alcaparras em cima. A anchova é um peixe com uma carne mais dura e com um sabor forte, e fica uma delícia!
  7. Siri
    Mais um fruto do mar, que está entre os pratos típicos mais queridos da ilha, o siri é preparado de vários jeitos. Você vai encontrar, principalmente, a casquinha de siri desfiado, ensopado e empanado. Mas também é bem comum o bolinho frito de siri!