Santa Catarina ultrapassou Minas Gerais e o Rio de Janeiro no ranking, tornando-se o 4º maior polo de tecnologia do país em faturamento das empresas, segundo o Tech Report. Isso corresponde a mais de R$17,7 bilhões faturados, o que representa quase 6% do PIB catarinense.
A região da Grande Florianópolis representa mais de 32% do total de empresas de tecnologia em Santa Catarina. Em âmbito nacional, Florianópolis possui a maior taxa de empresas de tecnologia por habitante de todo o Brasil – são 5 empresas para cada mil habitantes.
Mesmo com a pandemia o setor de tecnologia não parou de crescer. Segundo dados apresentados pela Junta Comercial (Jucesc), entre janeiro e outubro de 2020, o Estado apresentou um saldo positivo de 344 novos empreendimentos (saldo entre aqueles que se instalaram no Estado e aqueles que o deixaram).
O número de aberturas de novas empresas também cresceu, tendo saldo positivo foi mais de 97 mil novos negócios.
Esses dados confirmam que o estado catarinense se consolida cada vez mais como polo tecnológico de referência no país.
Para empresas de tecnologia, a conexão entre empreendedores, grandes empresários e poder público por meio do fomento às ações de inovação, é fundamental para aumentar sua visibilidade, promover maior networking e encontrar parceiros de negócios com objetivos alinhados.
Fonte:Startup.sc