Santo Antônio de Lisboa, um bairro açoriano

Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais antigos da capital, um recanto açoriano que recebeu milhares de imigrantes entre os séculos 17 e 18. A memória dessa época está embrenhada nas construções centenárias e na gastronomia local, voltada para os pratos à base de frutos do mar.

O epicentro do bairro é a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, fundada em 1756. Lindinha por fora, preciosa por dentro. Funciona normalmente com missas e celebrações. Pode ser visitada todos os dias das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Na rua ao lado, à direita de quem sai da igreja, você encontra alguns exemplos da arquitetura açoriana. São casas transformadas em ateliês, lojas de renda de bilro e restaurantes.

A partir desta rua já desça para a beira-mar, uma faixa estreita, mas com diversos lugares para provar a iguaria mais famosa do local: as ostras. Existem várias “fazendas de ostras” na região, o que faz com que o molusco chegue fresquinho aos restaurantes.

O quarteirão que abriga os principais restaurantes (a maioria com deck voltado para o mar) é um dos trechos mais agradáveis e rende boas fotos da orla. Reúne ainda algumas lojas de artesanato, que vendem obras e peças de artistas locais. Perfeito para quem gosta de coisinhas criativas e objetos de decoração coloridos e inventivos.

Santo Antônio de Lisboa é um bairro, uma praia linda e também nome de um distrito que compreende os bairros de Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé. Essa região toda forma a Rota Gastronômica do Sol Poente.

Que tal conhecer esta preciosidade pessoalmente? Fale com os consultores da Imobiliária Santo Antônio! Teremos prazer em lhe atender!

Imagem: https://viajandoem321.com/santo-antonio-de-lisboa-florianopolis/