Conheça um pedacinho de Portugal em Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa foi uma das primeiras freguesias de Florianópolis, e começou a receber imigrantes portugueses por volta de 1700. Esse pequeno cantinho português, localizado no noroeste da ilha, é repleto de construções típicas da herança colonial açoriana, como igrejas, casarões e pequenas casas com características típicas.

O cartão postal é a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, e por isso, é parada obrigatória para quem visita Santo Antônio. Construída em 1750 pelos portugueses, a igreja de estilo barroco e ar simplória é um patrimônio histórico tombado pela prefeitura da cidade.

Além de ser linda e ter uma arquitetura maravilhosa, a igreja passa a sensação de retorno ao passado, para aqueles que a visitam. Funciona diariamente e a sua entrada é gratuita. E é em Santo Antônio de Lisboa que está localizada a primeira rua calçada da ilha de Florianópolis!Em 1845, o imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Thereza Christina visitaram Santo Antônio de Lisboa. E a primeira rua calçada da capital foi construída para que ambos pudessem circular pela cidade.

Os moradores se esforçaram e construíram na época a Praça Roldão da Rocha Pires, e assim, o primeiro calçadão da cidade, que foi inaugurado por Dom Pedro II. O calçadão é uma lembrança dos traços da colonização açoriana na Ilha de Santa Catarina. Hoje, a rua é aberta para passagem ao público, e aos finais de semana – e algumas noites de verão – recebe a feira dos Alfaias, uma feira de artesanato com produtos de artistas locais.Encante-se nas diversas lojinhas de artesanato espalhadas pela orla e pela rua da Igreja.

É possível encontrar desde objetos de diferentes manifestações artísticas, como quadros e esculturas, até os itens mais tradicionais, como a renda de bilro, herdada da cultura portuguesa.

Fonte: desviearota