A Safra da Tainha chegou trazendo sua riqueza cultural e tradição

A Pesca artesanal da tainha é uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade catarinense. Em Florianópolis, assim como no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil, é um grande evento. Alegria das mesas litorâneas, recheada, assada ou frita, a tainha é a preferida do brasileiro. Seu sabor único oferece grandes banquetes aos amantes dos pescados.

A abertura da safra é uma verdadeira comemoração entre as comunidades de pescadores. Trata-se de uma atividade secular no Sul e no sudeste do país que é sempre feita no inverno, época em que os peixes migram da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, mais precisamente da Lagoa dos Patos, para o norte do país. Além de fonte de renda, a pesca da tainha também é uma tradição cultural esperada por diversas comunidades do litoral, que preparam e reformam seus ranchos já no começo do outono. 

É preciso que, durante a temporada, haja um ritual climático “perfeito” para que a safra seja boa. O cardume, que sai do Sul do Brasil, deve chegar ao litoral catarinense e, depois, encostar na praia com a ajuda do vento. É um excelente atrativo para turistas que visitam o estado de Santa Catarina em baixa temporada!

A iniciativa conta com um site chamado Tainhômetro, que mostra o ranking da quantidade de Tainhas pescadas em cada praia em Florianópolis: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/