ESPECIAL PRAIAS: JURERE INTERNACIONAL

A praia de Jurerê Internacional fica no norte da ilha de Florianópolis e ganhou visibilidade mundial depois dos grandes investimentos em urbanização e preocupação ambiental, em 1982.
Já foi considerada The Place to Be pelo jornal The New York Times (2009); o destino mais valorizado do litoral brasileiro pelo Guia Exame de Investimentos Pessoais (2008); e a Praia do Ano pela revista Brazil Travel News (2007).
Com aproximadamente 2,2km de extensão e extensas faixas de areia, Jurerê Internacional é, também, um bairro é bem planejado, arborizado e limpo.
A temperatura das águas é morna durante o verão, mesma época em que a praia ganha o apelido de Miami brasileira, por causa da badalação e da quantidade de gente jovem, bonita e rica.

Um pouco de História

Jurerê vem do idioma dos índios Carijós, que nomearam o estreito canal entre ilha e continente de Y-Jurerê-Mirim, que significa Boca D’água Pequena.
O povoado originalmente se chamava Praia da Ponta Grossa, nome que fazia referência à formação geográfica escolhida para localizar um ponto de defesa militar da Ilha de Santa Catarina. Lá, foi erguida a fortaleza São José da Ponta Grossa, das baterias de São Caetano e Nova do Pontal.
Uma comunidade se organizou e começou a se desenvolver no local.
Em 1955, uma imobiliária chamada Jurerê foi responsável pelo primeiro plano de loteamento da praia, o que causou um choque nos moradores mais tradicionais.
A comunidade passou por impactos imobiliários e por grande desenvolvimento urbanístico, o que fez com que o balneário perdesse a característica de pequena vila.